Notícias

Galeria das Mulheres do Legislativo passa a contar com imagens de mais três parlamentares

Publicado: setembro, 2016

Galeria das Mulheres do Legislativo passa a contar com imagens de mais três parlamentares

Os quadros com as fotografias das deputadas Rose Litro, Cantora Mara Lima, ambas do PSDB, e Marla Tureck, do PSD, que exercem mandato nesta legislatura, passaram a integrar a Galeria das Mulheres do Legislativo, exposta no andar térreo do prédio da Administração da Assembleia Legislativa, a partir desta terça-feira (25). A deputada Luciana Rafagnin (PT), por estar no seu terceiro mandato, já ocupa o seu espaço na galeria.

“Estou feliz por este reconhecimento pelos deputados e também pelo nosso presidente Rossoni. E para nós, deputadas que chegamos agora, saber que a nossa participação também vai ficar aqui exposta para outras gerações é muito gratificante. Assim, que outras mulheres possam também participar da política e deixar a sua história na Assembleia Legislativa”, afirmou a deputada Cantora Mara Lima.

O presidente da Casa, deputado Valdir Rossoni (PSDB), ressaltou a importância de registrar também, por meio de imagens, um espaço destinado às deputadas paranaenses na história do Poder Legislativo. “Fizemos a nossa homenagem às mulheres e às deputadas. Já tínhamos a galeria, mas faltavam os quadros das parlamentares deste período. A presença da mulher é muito importante e contribui muito com a Assembleia”.

Para a deputada Marla Tureck, a instalação dos novos quadros e a nova composição da Galeria das Mulheres acontece justamente no mês de março, quando a Casa também promoveu uma série de eventos em homenagem ao Dia Internacional das Mulheres. “Este mês de março representa também as conquistas das mulheres e a sua força na sociedade. É, portanto, um momento de alegria”, disse. Da mesma maneira a deputada Rose Litro enalteceu a história das mulheres na Casa ao longo dos anos. “Várias deputadas já passaram por aqui. E hoje contamos com um espaço de reconhecimento nesta galeria também para as atuais deputadas. É sim um momento histórico para a Assembleia, para nós e para todas as deputadas que já exerceram o cargo legislativo”, relembrou.

Até hoje, 18 mulheres já ocuparam cadeiras no Parlamento estadual. Além das atuais deputadas mencionadas, Rosy Pinheiro Lima, Amélia Hruschka, Arialba do Rocio Freire, Irondi Pugliesi, Vera Antonio Agiberti, Emília Belinatti, Lígia Pupatto, Serafina Martins Carrilho, Marlene Salete C. Pereira, Arlete Caramês, Elza Correia, Cida Borghetti, Beti Pavin e Rosane Ferreira passaram pela Casa, em diferentes períodos.

Por Rodrigo Rossi


Comentários no Facebook